PROJETO

MANAS

O projeto de facilitação e criação de um grupo de mulheres protagonistas na agricultura sustentável e biotecnologia para a região da Costa Branca Potiguá é realizado pela Dra. Isabel Portugal e sua equipe desde novembro de 2017.

 

Através de visitas presenciais ao município de Grossos, no Rio Grande do Norte, foi realizado diagnóstico do trabalho desenvolvido pelas agricultoras, identificando as lideranças locais e compreendendo seus pontos fortes, motivações, necessidades e limites. 

 

Com o diagnóstico das agricultoras, foi possível conhecer suas potencialidades, vocações e experiências para buscar ferramentas capazes de minimizar possíveis fraquezas ligadas a falta de conhecimento técnico na agricultura. 

 

Em novembro de 2017, foi realizada uma audiência pública para formalizar a parceria entre Grossos e Israel. Nessa ocasião, a Dra. Isabel ofereceu uma palestra para 150 pessoas na Câmara dos Vereadores da cidade. 

 

Dando continuidade, a Dra. Isabel, acadêmica da Universidade de Ben-Gurion, organizou em abril de 2018 uma imersão de 10 dias aos municípios de Grossos (RN) e Tibau (RN). Foram realizados cursos, visitas a universidades locais, plantação da horta no centro comunitário e uma feira de venda de produtos locais, alcançando mais de 50 famílias de agricultoras dos municípios.  Durante 2018, a Dra. Isabel realizou mais duas visitas à Grossos (RN) para acompanhar o trabalho das agricultoras locais.

Objetivos do projeto

  • Promover a agricultura sustentável no semiárido

  • Fortalecer as mulheres por meio de Grupos de Trabalho sobre agricultura e biotecnologia.

  • Encontrar soluções locais para os desafios da agricultura em regiões desérticas. 

  • Conectar produtores e pesquisadores locais e internacionais para promover práticas mais sustentáveis em áreas áridas. 

  • Fortalecer a economia local.

Mapa de localização da área do projeto.

FALE COM A GENTE

São Paulo - SP

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2019 by Mila Fraga

GFMC3581